quinta-feira, julho 31, 2008

A ideia de boa só tem mesmo o nome...

O IOL Diário desmonta bem esta história do 1º computador português: Magalhães.

http://diario.iol.pt/tecnologia/intel-magalhaes-tecnologia-socrates/977084-4069.html

O PC a preços reduzidos tem escondido o custo de adesão a um dos 3 operadores de telecomunicações, bem superior a 30 euros mensais...

PS: outra coisa que acho estranha nesta história é dizer que é o 1º computador português. Não se estarão a esquecer dos computadores Tsunami?

quarta-feira, julho 30, 2008

Frases lindas

"Com Petit podemos atingir outra dimensão"

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=976816&div_id=1456

Humor..

Ou talvez não. Pelo menos na perspectiva dos gays. Parece que ficaram ofendidos com este anúncio e toca a telefonar a reclamar. A Mars, preocupada com o crescente mercado homossexual, optou por retirar o anúncio:



O mais engraçado nisto tudo é que o "atleta" está a correr numa modalidade olímpica... vulgo "marcha". Será que, para aqueles que reclamaram, esta modalidade só pode ser praticada por gays?

terça-feira, julho 29, 2008

À 3ª será de vez?


O que é verdade hoje pode ser mentira amanhã. A história tem provado isso mesmo, já foi anunciado por duas vezes que o Boavista ia descer de divisão e por duas vezes foi negado. Como também diz o ditado, à terceira é de vez. E parece que vai ser mesmo... A Liga acabou de confirmar o Boavista na Liga Vitalis, depois da FPF ter alegado o interesse público para avançar com a despromoção do Boavista e fechar a classificação da época transacta.

Agora... bom, agora vai se o diabo para o Boavista conseguir sobreviver. Diz-se que não tem o número mínimo de jogadores para se inscrever na Liga (seja qual ela for...) e as futuras receitas serão francamente menores, insuficientes para cobrir todas as despesas futuras. Já para não falar das imensas dívidas a todo o tipo de gente e empresas.

O futuro não está risonho para os lados do Bessa.

A Reboque...

Hoje deparei com 3 carros de reboque na zona de Guerra Junqueiro. Atarefadíssimos a rebocar carros mal estacionados. O que mais me estranha é este afinco em período de férias, em que a cidade está deserta (logo, sem que estes carros mal estacionados provocassem problemas de trânsito).

Pior mesmo é ver estes senhores a rebocarem ou colocarem aqueles bloqueios nas rodas dos carros, bem estacionados, mas que não colocaram as moedas nos parquimetros...

Breves sobre o Túnel de Ceuta e a Baixa

Não sou propriamente um assíduo da Baixa do Porto. A minha "vida diária" é mais para outras zonas mais ocidentais da cidade. Por isso é que só na semana passada é que dei por terem retirado aquelas placas gigantes na entrada do túnel de Ceuta. Recordo-me que foi algo bastante criticado aquando da abertura do túnel e, por isso, aqui fica o registo.

Uma segunda nota sobre a Baixa. Na passada 6ª feira à noite estive na Rua Galeria de Paris e fiquei espantado com a "vida nocturna". A rua (literalmente) estava apinhada de gente até às 4h da manhã, hora em que a polícia passou por lá de carro a "avisar" que estava na hora de fechar!

sexta-feira, julho 25, 2008

O exemplo tem de vir de cima

E, aparentemente, foi o que pensou a administração da TAP: Salários dos gestores da TAP vão baixar dez por cento.

Os administradores da TAP decidiram reduzir os seus salários em dez por cento independentemente dos resultados da empresa no final de 2008.
De acordo com fonte oficial da empresa, os gestores vão ainda abdicar dos prémios de desempenho, num esforço de contenção de custos. A decisão vem no seguimento de um plano de emergência desencadeado pela transportadora estatal, que inclui, por exemplo, o congelamento das progressões na carreira e a redução da remuneração atribuída às horas extraordinárias.

No Público

Pode ser que sirva de exemplo para os restantes trabalhadores da TAP compreenderem que não estão em condições de andar em greves e a exigir aumentos numa empresa (e sector) em crise.

Mais uma acha para a fogueira

Freitas do Amaral deu razão aos vogais do Conselho de Justiça da FPF. Se a história já andava muito complicada para o Boavista, então agora parece-me que dificilmente conseguirá a manutenção na 1ª Liga.

Nem mais...

Não diria melhor...:

«Mário Lino andou a insultar toda a gente que punha em dúvida a Ota! Eu acho que esse senhor devia ser ridicularizado na praça pública pelo que fez. Insultou-nos a todos. Acabou por ser derrotado, não foi escolhida a Ota e ele não se demitiu. Tivesse vergonha na cara», disse Nuno Crato, economista e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, em entrevista ao Jornal de Negócios.
«Se fosse à Assembleia da República e dissesse 'desculpem, enganei-me, afinal parece que a Ota não é a melhor solução', toda a gente batia palmas e passava a ter a nossa credibilidade, que não tinha até então. Não fez isso. É um dos casos mais inacreditáveis que se passaram nos últimos tempos na política portuguesa. Noutros países, não sei se o Governo não teria caído com uma coisa destas».


Nuno Crato, economista e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, em entrevista ao Jornal de Negócios, via IOL Diário

quarta-feira, julho 23, 2008

Está tudo louco...

Bernardo Macambira preso por pirataria

Num país em que pedófilos, corruptos e todo o tipo de criminosos saem livres, como se nada passasse, uma pessoa ser condenada a 4 meses de prisão efectiva por ter um cópia de CD numa discoteca (que por sinal permite aos autores divulgarem as suas músicas e, consequentemente, terem receitas futuras) é no mínimo chocante...

A Colonização em ritmo avançado

Sonangol já é o maior accionista do Banco Comercial Português

quinta-feira, julho 17, 2008

Finalmente o Aleixo


Finalmente o Aleixo. A Câmara do Porto apresentou a sua solução para acabar com aquele bairro problemático da nossa cidade.
Não é totalmente aquilo que defendo mas anda lá perto. No fundo, a câmara cede os terrenos da zona do Aleixo a uma entidade privada, com a contrapartida de realojar os moradores (fala-se em 305 famílias) noutras zonas da cidade (com o compromisso de 20% ser na Baixa da cidade).

Na minha opinião deveria vender o terreno e realojar os moradores através de contratos de arrendamento com os proprietários da Baixa e outras zonas da cidade. No fundo, iria dinamizar o mercado de arrendamento no Porto.

Pode ler aqui as notícias sobre este tema:

- Câmara apresentou solução para o Aleixo
- Rui Rio quer solução para o bairro do Aleixo concluída em 2013
- Torres do Aleixo demolidas
- A Baixa do Porto: vários posts sobre este, no melhor forum do Porto, sobre o Porto