sábado, março 29, 2008

"Só não vai ficar no Bolhão quem não quiser"

O director da TCN, Pedro Neves, garantiu que todos os actuais vendedores do Mercado do Bolhão, no Porto, poderão regressar após as obras de requalificação. "Só não vai ficar quem não quiser", afirmou, ontem, durante a apresentação pública do projecto, no Imobitur, salão de imobiliário que decorre na Exponor (Matosinhos) até domingo.

No JN

Três governantes inauguram ligação ao porto

O primeiro-ministro, o ministro das Obras Públicas e a secretária de Estado dos Transportes inauguram, depois de amanhã, a Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL) e a nova portaria, que garantirão o acesso rodoviário de pesados ao porto.

Com acesso directo à auto-estrada e entrada pela Via Regional Interior (VRI) de Matosinhos, a VILPL dista cerca de dois quilómetros do IC24/A41 e da A4."Os transportes rodoviários de mercadorias podem assim aceder directamente e com mais fluidez ao Porto de Leixões, não tendo mais que passar pelo interior da cidade de Matosinhos e diminuindo em larga escala não só o tráfego, como os índices de poluição do ambiente que lhe são associados", destaca a APDL.


No JN

Área metropolitana do Porto lança promoção em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela , na vizinha Galiza, vai acolher, muito em breve, um centro de promoção turística do Porto, que levará até aos espanhóis e inúmeros peregrinos estrangeiros que ali passam a marca desta região nortenha.

Com um localização central, a cerca de 40 metros da catedral de Santiago, o posto terá 150 metros quadrados, a maior parte ocupada de forma permanente, com divulgação dos destinos da Área Metropolitana e o restante preenchido com promoções turísticas temáticas, itinerantes, sejam dedicadas ao Vinho do Porto e às festas de S. João ou, por exemplo, à Feira Medieval de Santa Maria da Feira e ao Casino de Espinho.

O aeroporto de Sá Carneiro está, entretanto, a "roubar" cada vez mais passageiros à Galiza. Segundo a Imprensa local, são cada vez mais os imigrantes galegos que usam o Porto como destino nas viagens para casa, beneficiando de serviços como o da TAP, que envia autocarros a Santiago de Compostela para transportar e recolher passageiros.No ano passado, o aeroporto do Porto cresceu mais do que os três da Galiza, incluindo o de Santiago. No final de 2007, eram já cerca de 300 mil os galegos que viajam a partir de Pedras Rubras (à volta de 10% dos passageiros).

No JN

Ler mais:
Campanhas são praticamente inexistentes"
Posto de turismo de Portugal encerrou"

Câmara do Porto vai instalar 5000 m2 de painéis solares até 2010 em bairros sociais

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, anunciou ontem que a autarquia se prepara para instalar cinco mil metros quadrados de painéis solares até 2010, através da empresa municipal Domus Social. "Até ao fim de 2010, serão instalados cinco mil metros quadrados nos bairros sociais do Porto, correspondendo a cerca de 1500 famílias, e em instituições de carácter desportivo, educativo ou social", afirmou Rui Rio após a apresentação da Matriz Energética do Porto, feita por Oliveira Fernandes, presidente do conselho de administração da Agência de Energia do Porto (AdEPorto).
No Público

Estudo aponta para inclusão de parceiro regional na gestão do aeroporto

"Pode ser uma associação empresarial ou um orgão regional, por exemplo. O que ficou demonstrado é que é vital que o aeroporto tenha uma gestão autónoma, e que a Parceria que venha a ser montada inclua uma participação regional", anunciou ontem o presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio.

No Público

Parabéns Rui Costa

Se há futebolista que eu simpatizo é o Rui Costa. Para além de ser um grande jogador, dos melhores que Portugal teve, é, na minha opinião, uma pessoa de carácter, com bons princípios. Algo que falta na generalidade dos futebolistas e, que por isso, ainda o destaca mais no meio.

Rui Costa faz hoje 36 anos. Merece todas as homenagens neste dia. O MaisFutebol tanto achou que o fez. Pode ver aqui as várias peças que publicaram sobre Rui Costa:










Apesar do possível benfiquismo desta iniciativa, acho que Rui Costa o merece pelas razões que indiquei em cima.


Dos videos seleccionados pelo MaisFutebol, eu destaco o do jogo contra a Inglaterra, não só pela excelente exibição de Rui Costa, mas principalmente pelo jogão que Portugal fez nesse dia:


terça-feira, março 25, 2008

O novo equipamento da Selecção Nacional

















Será para pôr os jogadores adversários de olho em bico? Não fosse reconhecer aqueles três jogadores diria que era a apresentação do equipamento da China...:

segunda-feira, março 24, 2008

Pôr de sol




















O pôr-de-sol na Foz, na passada 5ª feira, quando se achava que a Primavera já estava aí à porta... Foto tirada em máquina improvisada, vulgo telemóvel.

domingo, março 23, 2008

Páscoa futebolística

Só em Portugal é que houve pausa para a Páscoa. Em Inglaterra decorreu mais uma jornada e com 2 jogos grandes: Man United x Liverpool e Chelsea x Arsenal. Em Espanha, tivemos um Real Madrid x Valencia. Estes 3 jogos deram na Sport TV, tendo esta série de grandes jogos começado às 13h30 e terminado às 20h...

Aqui fica o golo de Nani, o 3º e o melhor dos 12 golos desta tarde...:

Wine house dinamiza Pinhão

O Douro vai ter um novo pólo de atracção turística. Com abertura prevista para 1 de Junho, a wine house ficará instalada nos espaços desactivados da Estação do Pinhão e resulta de investimento da família Amorim em parceria com a Refer.

No "O Primeiro de Janeiro"

sexta-feira, março 21, 2008

O Porto no Live Maps




Obra de zona desportiva no Parque avança até Junho

Obra de zona desportiva no Parque avança até Junho

Desde a apresentação deste acordo que tenho muitas dúvidas sobre isto. Não vejo razão para a Câmara dar de mão beijada um espaço destes no Parque da Cidade para fins privados. Para além de permitir a urbanização do espaço em Guerra Junqueiro que pertencia ao Sport Clube do Porto.

Conforme temia, os campos de futebol que existem no Parque da Cidade serão pagos: 60 euros por hora. O court de ténis custa 12€ por hora. Choca-me ainda mais que se cobre 10€ pela utilização de campos de voleibol.
A melhoria na qualidade dos campos de futebol (pelado para relvado sintético) não justifica este elevado custo ainda para mais se tivermos em conta o "conceito" que está associado a um Parque da Cidade.

Parece-me uma má decisão (a juntar a muitas outras) deste executivo camarário.

Tanta generosidade

Esta não lembra a um careca: A empresa dá prejuízo e, mesmo assim, distribui dividendos!

A empresa Águas do Douro e Paiva apresentou um resultado negativo superior a 210 mil euros em relação ao exercício de 2007 (...) tendo a administração anunciado que, apesar do défice verificado, irá distribuir 1,4 milhões de euros pelos accionistas.

segunda-feira, março 10, 2008

ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO 2008

Muito bom, muito bom mesmo! O evento, é claro! não a foto, que foi tirada no final da visita (...) e com o telefone.

Este anos fomos mais de 17 mil visitantes. Para o ano há mais!

quarta-feira, março 05, 2008

Exclusivo?! Mas por que razão?

K&A parceira da Loja de Reabilitação Urbana

Depois de um concurso público lançado em 2007 pela Porto Vivo, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense S.A., foi seleccionada a imobiliária K&A - Kendall e Associados como parceira exclusiva da Loja de Reabilitação Urbana (LRU), na mediação imobiliária dos edifícios localizados na Baixa e Centro Histórico da cidade do Porto, dentro da ZIP (Zona de Intervenção Prioritária).
Os interessados em informações acerca da venda, compra ou arrendamento de imóveis inseridos na ZIP, podem dirigir-se à Loja de Reabilitação Urbana, na qual se encontra diariamente a K&A - Kendall e Associados, que irá garantir uma ligação entre a procura e a oferta dos imóveis situados dentro da ZIP.


Retirado da Revista Imobiliária

Semana em cheio no Porto

Não tenham dúvidas, o Porto ainda mexe! Senão vejamos:

Hoje, 4ª feira, joga o FC Porto para a Liga dos Campeões. Para esse jogo vieram 3 mil adeptos alemães (o que até poderão ser mais já que estes são os que compraram bilhetes para o jogo).

Amanhã, 5ª feira, até Domingo, temos a Essência do Vinho e Essência do Gourmet, a melhor e maior feira de vinhos em Portugal num dos mais belos espaços de Portugal, o Palácio da Bolsa. Mais de 10 mil pessoas percorrerão as salas do Palácio da Bolsa, entre os quais várias centenas de estrangeiros jornalistas, profissionais do sector. Aliás, muitos já por cá andam há alguns dias a conhecer a região do Douro.

Desde o dia 25 de Fevereiro até 9 de Março temos a Fantasporto, um dos principais festivais de cinema em Portugal.

Começou a 29 de Fevereiro e termina a 29 de Março o programa Páscoa no Porto.

Nos Serões da Bonjoia, temos no dia 6 (5ª feira), o Ciclo do Património: “Porto Meu”, A Cidade vista por João Menéres, em conversa com Dr. Alfredo Barreto. “Porto Meu” é o tema deste Serão da Bonjóia, onde nos é proposto uma viagem fotográfica por locais emblemáticos da cidade do Porto, não esquecendo as suas gentes e tradições.

terça-feira, março 04, 2008

ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO 2008

Aproxima-se o início da 5ª edição da Essência do Vinho, a maior e melhor feira de vinhos em Portugal. Entre 6 e 9 de Março (15h00 - 21h00).

MAIS DE 300 PRODUTORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS PRESENTES E CERCA DE 2500 VINHOS EM PROVA

O Essência do Vinho – Porto 2008 oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar e saborear vinhos de todo o mundo num ambiente divertido e interactivo.

Há literalmente milhares de vinhos para provar, para além de uma multiplicidade de atracções, onde os visitantes podem participar, aprendendo de forma activa, seja um iniciado ou seja um “connaisseur”.

A atmosfera informal, amigável e relaxada permite-lhe colocar qualquer questão relacionada com vinho a alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais! É o sítio perfeito para desmistificar o maravilhoso mundo do vinho!

Não se esqueça de visitar as páginas “Programa do Evento” e “Produtores Presentes” no website www.essenciadovinho.com para descobrir o que está planeado para o evento deste ano.

domingo, março 02, 2008

O derby do fim-de-semana


Hoje (ou melhor, ontem...) fui ao Bessa. Foi o primeiro jogo que assisti no Estádio e fiquei contente em ver o estádio do Bessa com tanta gente (apesar da grande maioria ser portista).


Foi um jogo emotivo e lá deu para o Boavista conseguir um empate ante o rival FC Porto. A manutenção parece garantida e, por incrível que pareça, a UEFA pode estar a 4 pontos!

Foto Lusa (via Maisfutebol)