terça-feira, outubro 31, 2006

Uma adivinha (actualizado)

Sabem quanto tempo o semáforo da Av. da Boavista com a Rotunda se mantém verde?

Dou uma ajuda: às 16h, a fila começava nesse semáforo e já passava Guerra Junqueiro...


Update: 8 segundinhos!! Contados tanto na 3ª feira como na 5ª feira (2 de Nov.).

O destino do nosso dinheiro

Hoje tive de cumprir a dolorosa tarefa de pagar o IMT, requisito obrigatório para escriturar a compra da nova habitação.
Sendo assim, tive de me deslocar à Repartição de Finanças do meu Bairro. Foi, então, que dei de caras com uma situação caricata: 4 (quatro!) funcionárias a olharem para o monitor do computador e assim ficaram durante pelo menos meia hora. Repito, quatro funcionárias a tentarem resolver a questão de um contribuinte. Entretanto, ficaram os restantes à espera de cumprir a sua obrigação de pagar ao Estado. Segundo informação do contribuinte / cliente que estava à minha frente, o que estava a ser atendido já lá estava quando ele chegou. E este já ia em 50 minutos de espera...
Resultado, para pagar o IMT, demorei 1h15. Pelo menos saí convencido para onde ia o meu dinheiro...!

PS: apesar da espera e de ter desembolsado um dinheiro que sei que me pôs mais pobre (não recebi nada em contrapartida quee valha o que gastei), fui bem atendido e de uma forma simpática pela funcionária que me atendeu (eu não tive direito à conferência como o outro contribuinte)

segunda-feira, outubro 30, 2006

Jogo Grande

Tive a felicidade de ser convidado por um amigo meu a ir ver o FC Porto x SL Benfica. À partida até seria um jogo que contribuiria muito pouco para a minha felicidade. No entanto, veio a revelar-se como um excelente programa! Valeu bem a pena pelo espectáculo dentro e fora do campo.

Foi um jogo com muitos golos (e bons!), emotivo qb até ao último segundo e, tirando o lance que lesionou Andersson (que não considero propositado), de uma enorme correcção entre os jogadores. Como dizia alguém hoje no café, foi uma bofetada de luva branca aos dirigentes.

Jogos destes são bem-vindos e necessários para a nossa Liga! Parabéns ao FCP e ao SLB!

Uma última palavra para a beleza que foi a entrada das equipas em campo e os cânticos (à excepção dum que faz referência à mães dos benfiquistas...) dos 50 mil adeptos. Impressionante!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Grandes de Portugal

Depois de ler o post no Nortadas, fiquei com curiosidade e fui consultar o site da RTP. Este programa é hilariante: um assassino, Otelo Saraiva de Carvalho, condenado e posteriormente amnistiado pelo Mário Soares (apesar de ele nunca ter pedido perdão ou reconhecido o erro cometido, essencial para uma amnistia...) pode ser eleito como um Grande de Portugal.

Se já não bastava alguém se lembrar de o incluir na lista, pior ainda é o resumo que fazem dele:


É considerado o grande estratega do 25 de Abril de 1974. Corajoso e determinado, Otelo Saraiva de Carvalho ajudou a pôr fim ao regime marcelista. Foi responsável pelo sector operacional da comissão coordenadora do MFA, que dirigiu nesse dia as operações militares. O golpe que intentou em 25 de Novembro de 1975 afastou-o de posições de poder mas, recuperada a imagem, candidatou-se à Presidência da República por duas vezes. Foi preso no caso das FP-25, mas acabou amnistiado em 1996. “Devemos-lhe imenso”, assegura Fernando Lopes.

Nascido em Lourenço Marques, Moçambique, em 31 de Agosto de 1936, Otelo Saraiva de Carvalho é conhecido como o chefe operacional do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974. Foi determinante para o fim da ditadura, no posto de comando clandestino instalado no Quartel da Pontinha. O sonho materializava-se. Nunca será esquecido devido à sua coragem e astúcia. Otelo esteve em Angola de 1961 a 1963 e na Guiné de 1970 a 1973. Na fase final da guerra, foi um dos principais impulsionadores do movimento de contestação ao Decreto-Lei n.º 353/73, que dava a possibilidade aos milicianos do quadro especial de oficiais de ultrapassarem os capitães do quadro permanente nas suas promoções. Isto deu início ao movimento dos capitães e ao movimento das forças armadas (MFA). Foi precisamente como responsável pelo sector operacional da comissão coordenadora do MFA que dirigiu os acontecimentos do 25 de Abril. O desejo de liberdade e o descontentamento em relação à política seguida pelo governo na guerra colonial foram as motivações de Otelo Saraiva de Carvalho. “Um actor político com imensa coragem física”, diz o cineasta Fernando Lopes. Após a queda do I Governo Provisório, ficou à frente do Comando Operacional do Continente (COPCON). Mas, pouco tempo depois, o governo substituiu-o no comando do organismo, o que levou Saraiva de Carvalho a intentar um golpe em 25 de Novembro de 1975. Saiu derrotado e foi preso. Três meses depois de ser solto, e de reabilitar a sua imagem, chega outro dos momentos fundamentais da sua vida: a candidatura às eleições presidenciais de 1976, e de novo em 1980, como candidato apoiado pela extrema-esquerda; nas primeiras eleições conseguiu metade dos votos dos comunistas. Em 1984 voltou a ser preso, desta vez sob a acusação de envolvimento com as Forças Populares 25 de Abril (FP-25), grupo revolucionário responsável por mortes, atentados e confrontos com a polícia. Foi libertado cinco anos mais tarde, ficando a aguardar julgamento em liberdade provisória, tendo sido amnistiado em 1996. Otelo Saraiva de Carvalho é, ainda hoje, uma referência para os activistas de esquerda em Portugal.


E assim se tenta fazer a História de Portugal... No topo da página de Otelo, aparece
"Militar/Político". Eu trocaria por "Assassino / criminoso".

quarta-feira, outubro 25, 2006

Veículo 4 rodas



(Gargalhadas IOL)

Portugal Real

Passei hoje por uma situação digna de um país do 3º mundo. Tive a infelicidade de ter de me deslocar a Lisboa pelo que recorri, como habitualmente, ao comboio.
Desta feita, dado o temporal que assolou o centro do país, a chamada "linha do Norte" ficou cortada entre as estações de Souselas e Coimbra B.


Inundações em Coimbra - Foto de Paulo Novais para Lusa

Não querendo entrar muito nas críticas à CP ao permitir que uma situação destas ocorra todos os invernos, vou mais criticar a CP pela incompetência e falta de consideração pelos seus clientes! Estes senhores sabiam de antemão que a linha estava cortada. Apesar disso, não se preocuparam em avançar com os comboios das 6h15 e das 7h15, só cancelando o comboio das 8h15. Nem se preocuparam em comunicar isso aos clientes ainda na Estação. Certamente que não me teria metido naquele comboio, sabendo que a linha estava cortada!
Como é óbvio, se a linha estava cortada.... ficaram os 2 comboios retidos em Pampilhosa, durante 3h130 e 2h30 respectivamente até ser apresentada uma alternativa: regressar ao Porto... (ou então esperar que a linha reabrisse, algo que não faziam a menor ideia quando seria - pelos vistos reabriu já passava do meio-dia).
Inicialmente até tiveram o desplante de quererem cobrar o bilhete de volta para o Porto! Por momentos, o bom-senso caiu nas cabecinhas iluminadas dos senhores da CP para perceberem que tal atitude era inadmissível.
Sendo assim, regressámos ao Porto num comboio regional, cheio, com pessoas sem sítio para se sentar. Chegou a Gaia por volta do meio dia.
Quando tudo parecia que o pesadelo estava a terminar, demos com uma bilheteira cheia e dois "guichets" abertos. Eis senão quando, um dos funcionários entendeu que estava na hora de ir encher o bandulho e fechou o "guichet" dele. "Não faz mal, já perderam 5 horas da vida deles, mais meia hora não ia fazer a diferença e eu preciso de manter a minha barriga grande!", foi certamente o que o imbecil do funcionário da CP pensou. Nem com os meus protestos ele reconsiderou. Toca a ir embora que já se faz tarde e já trabalhou demasiado...
Com isto, perdi uma manhã e,pior ainda, tenho na mesma de me deslocar a Lisboa para fazer o que tinha a fazer hoje. Espera-me, amanhã, mais um episódio no Portugal real, aquele que quer fazer um TGV por 3 mil milhões de euros mas que não sabe como evitar inundações na linha de comboio.

terça-feira, outubro 24, 2006

Ikea investe 135 milhões em Paços de Ferreira

Esta seria uma boa notícia se os terrenos onde esta fábrica vai ser construída não estivessem em Zona de Reserva Agrícola.
O pior disto tudo é termos um Estado que incentiva este tipo de situações. É no mínimo lamentável. Os autarcas de Paredes e Estarreja têm toda a razão para criticar a CCDRN pela forma como conduziram o processo.

Finalmente, doravante, qual será o argumento do Estado para não permitir a afectação de terrenos em Reserva Agrícola Nacional para outros fins que não a agricultura?

PS: na minha opinião, a IKEA também não fica bem na fotografia. A imagem que eles tentam passar para o mundo não é, certamente, a de uma empresa que se está nas tintas para o ambiente.

Grandes Golos - 1

Entretanto, enquanto o bom futebol não passa pelos lados do Bessa, recordo um grande golo de Van Basten!



Eu não sei se o You Tube vale os 1,3 mil milhões de dólares, mas que é uma maravilha para ver estes grandes momentos, lá isso é...

Steaua paga para ficar sem Carlos

Eu proponho, antes, a troca do Carlos pelo William. Dispensamos os 100 mil euros...

Boavistinha

No Sábado passado dei-me ao "trabalho" de ir ver o Boavista x Nacional... O último jogo que tinha assistido no Bessa tinha sido o 3-0 ao Benfica. As expectativas eram altas. E cumpriram-se! O jogo teve 4 golos! Mas na baliza errada.... :(

Como nestas coisas quem se lixa é sempre o treinador, lá foi ele embora (mantendo-se quem o foi buscar, como sempre não é o responsável - só é das coisas boas...). S
e esta opção ao menos permitisse ir buscar um treinador decente até que conseguia compreender. Agora, o Pacheco?!? Já não há paciência para este regresso do Pacheco ao Boavista. Da última vez já tinha corrido mal. Como será desta? Vamos ter um derby Boavista x Guimarães na Divisão de Honra?

sábado, outubro 21, 2006

Recordar é viver

No meio de tamanho temporal que tem assolado a nossa cidade, nada como recordar o fim-de-semana passado, que permitiu um belo passeio pela região do Douro...

Photobucket - Video and Image Hosting

sexta-feira, outubro 20, 2006

O Referendo ao Aborto - outra vez...

Foi ontem aprovado pela Assembleia da República a realização do Referendo ao Aborto. Na minha opinião, começa logo mal com a escolha da frase:

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Não concordo por duas razões:
1) A questão deste referendo não é só a "despenalização". Não é só dizer que a mulher que aborte não irá parar à cadeia. É, antes de mais, permitir que alguém aborte seja qual for o motivo para que tome essa decisão.
2) "por opção da mulher": para se ter um filho tem de se ter a participação dos dois. A decisão deve caber aos dois! Senão, por que carga d'água tem um pai de pagar as despesas com o filho em situações de divórcio? Os maridos/pais só são tidos e achados para quando lhes convém?

Logicamente, a minha resposta a este referendo será NÃO!

Fotografia do dia

Retrato do trabalho algures...

Photobucket - Video and Image Hosting

quinta-feira, outubro 19, 2006

E depois do acidente...


(via Gargalhadas IOL)
há que retocar o visual...

Impostos camuflados

não era este o governo que dizia que os impostos não iam aumentar? Muito bem, se não é no IVA ou no IRS, aqui vai uma alternativa para ir buscar mais dinheiro...:

- A partir de 2007 vai ter de pagar nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto. Portagens vão render 100 milhões de euros/ano (in Portugal Diário)

Já para não falar neste aumento de preços:

- ERSE propõe aumento de 12,4% das tarifas da electricidade (in Agência Financeira)

Acabou a novela dos okupas do Rivoli

Demorou mas sairam... Finalmente a PSP fez o que devia ter feito logo no 1º dia.

terça-feira, outubro 17, 2006

Agora é que eles não saem mesmo...

Chove torrencialmente no Porto acompanhado de trovoada... nem a transmissão do FC Porto x Hamburgo vai servir de pretexto para sairem do Rivoli.

"Deputado voador" na Porto Lazer

Photobucket - Video and Image Hosting

Em comunicado, a CDU refere a contratação para a Porto Lazer, "sem concurso e com salário elevado", de Ricardo Almeida, "tristemente célebre por ser conhecido como 'deputado voador'".

O antigo deputado e agora colaborador da Porto Lazer ficou conhecido pela alcunha de "voador" - conta a CDU - "por não ter pago multas que coleccionou por excesso de velocidade, pelo facto de a Polícia e os tribunais nunca o terem conseguido notificar".


Convenhamos que é uma aquisição óbvia para a CMP: com a experiência que possui, será certamente uma mais valia para a organização das corridas de calhambeques...
É importante frisar isto: não tem nada a ver com o facto de ser um "jota" e de as câmaras municipais (e respectivas empresas) serem importantes empregadores destes jovens "inconsequentes"!

Realmente... que ideia!

Onde se viu tal coisa! Rentabilidade! bah!

Manifestantes contra aplicação de "critérios de rentabilidade" na gestão do espaço.

Um curriculum adequado..

Rivoli: Ministra da Cultura disponível para mediar conflito

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, vai falar com os manifestantes que ocuparam ontem, domingo, pelas 23h, o Teatro Rivoli, no Porto. A garantia foi dada hoje à tarde pelo director da companhia Teatro Plástico, Francisco Alves.


Pela experiência que adquiriu com o imbróglio das negociações do "Túnel de Ceuta", acredito piamente no sucesso da intermediação da ministra da Cultura...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Túnel de Ceuta - Finalmente...



O Túnel de Ceuta irá abrir completamente ao trânsito a partir de amanhã, às 11h.
Com aquelas ideias infelizes, mas está pronto. Agora, aguardemos pelos resultados.

"Rivolixo"


Desta vez, o fantástico site da CMP respondeu a algumas questões que eu tinha quanto à ocupação do Rivoli. Passo a transcrever:

(...) A Companhia Teatro Plástico, que teve uma média de 30 espectadores durante esta cedência, foi uma das entidades convidadas a apresentar proposta de gestão do Teatro Rivoli, o que não fez.
Porto, 16 de Outubro de 2006


Ou seja, a dúvida que fica é se este Rivolixo se refere às peças que por lá passam...

São Leonardo da Galafura

Photobucket - Video and Image Hosting

À proa dum navio de penedos,
A navegar num doce mar de mosto,
Capitão no seu posto
De comando,
S. Leonardo vai sulcando
As ondas
Da eternidade,
Sem pressa de chegar ao seu destino.
Ancorado e feliz no cais humano,
É num antecipado desengano
Que ruma em direcção ao cais divino.

Lá não terá socalcos
Nem vinhedos
Na menina dos olhos deslumbrados;
Doiros desaguados
Serão charcos de luz
Envelhecida;
Rasos, todos os montes
Deixarão prolongar os horizontes
Até onde se extinga a cor da vida.

Por isso, é devagar que se aproxima
Da bem-aventurança.
É lentamente que o rabelo avança
Debaixo dos seus pés de marinheiro.
E cada hora a mais que gasta no caminho
É um sorvo a mais de cheiro
A terra e a rosmaninho!

Miguel Torga, in Diário IX

quinta-feira, outubro 12, 2006

Venho já....

Vou para uma reunião e já volto...

Good news

Uma boa notícia que chegou e eu ainda não tinha colocado aqui no Portuense: a Ryanair vai passar a ter voos do Porto para Madrid! Já não vai ser necessário ir a Vigo para ter preços competitivos!! :D

Já a partir de 22 de Novembro.

(via blasfémias)

sexta-feira, outubro 06, 2006

Jornal do Incrível...

Mulher atravessada por um raio quando estava a lavar os dentes durante uma trovoada. Raio entrou pela boca e saiu pelo ânus


Uma mulher croata sofreu queimaduras no ânus depois de ter sido atingida por um raio enquanto lavava os dentes, noticia o site ananova.com. Natasha Timarovic, de 27 anos vive em Zadar, na Croácia, conta que quando se debruçou para bochechar com água foi atingida pelo raio, que a atingiu na boca e lhe atravessou o corpo.
«Foi extremamente doloroso», recorda. «Senti-o a atravessar o meu tronco. Depois disso, não me lembro de mais nada», afirmou.
Os médicos do hospital que a tratou afirmam que este acidente «é bizarro», mas não impossível». Os profissionais crêem que os sapatos com sola de borracha que a jovem usava lhe salvaram a vida, pois o relâmpago desceu pela cortina do duche que estava húmida e que a vítima estava a agarrar quando se dobrou para beber água da torneira.
«Com os sapatos, em vez de a electricidade chegar ao chão, saiu por trás. Se não os estivesse a usar, tinha morrido», explicou um médico. A jovem ficou internada uma noite sob observação e os médicos esperam que recupere totalmente.


No Portugal Diário