quarta-feira, agosto 30, 2006

Chelsea paga 20 mil euros por vinhos portugueses

A Quinta do Vallado vai fornecer vinhos ao Chelsea Football Club por cerca de 20 mil euros.
O contrato celebrado prevê que, a partir de Setembro e durante um ano, a Quinta do Vallado envie 40 caixas de vinho tinto e outras 40 de branco para o clube de futebol inglês, revelou o responsável pela gestão agrícola e administrativa da empresa, Francisco Ferreira, à «Agência Financeira».

Photobucket - Video and Image Hosting
Ler aqui todo o artigo: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=719663&div_id=1728

Mais aqui: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=719665

Mapa de Estradas de Portugal

Com as constantes inaugurações de estradas novas (muito particularmente Auto-Estradas) não seria o mínimo o Ministério das Obras Públicas e Transportes ou a empresas Estradas de Portugal ter um mapa rodoviário online e sempre actualizado?

Pois não é o que os responsáveis destas empresas pensam. Não deve ser algo Simplex...

Vai um Porto Tónico?

Photobucket - Video and Image Hosting

terça-feira, agosto 29, 2006

Comboios e as Auto Estradas

A propósito deste comentário de David Afonso na "posta" anterior...

Enquanto o Estado vai destruindo os caminhos de ferro portugueses, deixando morrer as linhas existentes, não se descura na construção de auto-estradas neste país. A ritmo que isto vai, só descansam quando houver uma auto-estrada a ligar a Merdaleja a Lisboa.

Ontem no meu regresso a Cinfães, decidi ir pelo IC24 e apanhar a nova AE até Paços de Ferreira: um LUXO! Mas isto não fica por aqui, até Felgueiras vai ter uma AE (A11) moderna, cheia de viadutos e 3 faixas em cada sentido, com ligação à A4. Certamente para se transportar mais rapidamente os sacos azuis....

Entretanto, o Estado vai anunciando estudos e mais estudos a ver se electrifica a linha de comboio entre Caíde e Marco de Canavezes... até que deixa de haver clientes deste serviço e, assim, já não ser necessário investir nesta linha...

segunda-feira, agosto 28, 2006

E assim vai o país...

Surgiu a necessidade de me deslocar a Lisboa. Como tenho de partir de Cinfães, pensei na hipótese de ir de comboio desde Mosteirô... é nestes pequenos pormenores que nos apercebemos que a CP se está nas tintas para com os seus clientes. Senão observem:

Regional: 8h45(Mosteirô) -> 10h03 (Prt Camp.)
Pendular: 10h15 (Prt Camp.) -> 13h17 (Lx Oriente)

Até aqui tudo bem. Agora o regresso:

Pendular: 17h04 (Lx Oriente) -> 19h55 (Prt Camp.)
Regional: ????

19h46 (Prt. Camp.) -> 21h25 (Mosteirô)
21h46 (Prt. Camp.) -> 23h10 (Mosteirô)

Em primeiro lugar não consigo compreender como a CP não se preocupa em compatibilizar o horário das 19h46 com a chegada do Pendular. Assim, obriga a quem queira apanhar o Pendular das 17h04 a esperar pelo comboio regional das 21h46, ou seja, quase duas horas de espera. Estão à espera que estas pessoas utilizem os serviços deles?!?
Outro pormenor que não consigo compreender é como esta viagem pode demorar tanto tempo: do Porto a Marco de Canavezes são 1h20!!!!! De carro demora-se no máximo meia hora... Apesar do brutal investimento feito recentemente na linha entre estas duas cidades. Isto faz-me lembrar a crónica de Miguel Sousa Tavares no Expresso de há duas semanas, relativamente ao que estava a ser feito na estação de Lagos e que vale bem a pena ser lido.

Do link em cima para o sítio da Refer, realço somente este ponto:

O reajustamento da velocidade de circulação para 100 km/h na generalidade do trajecto, entre 90 e 95 km/h, no percurso entre os Kms 40+900 e 42+300, e de 90 a 85 km/h, entre o Km 44+200 e a estação de Caíde.

Gastaram milhões e depois o comboio só pode andar a 100km/h e em alguns troços...!!! Fantástico!

Conclusão: lá vou ter de utilizar transporte particular...

O nascer do sol em Cinfães

Apesar do sono ser muito, ainda deu para ir tirar uma outra fotografia...

Photobucket - Video and Image Hosting

Agora sim, missão cumprida.

Paiiiiiiiiiiiii

E foi assim que dei (?!) com o vale do Douro quando o meu filho decidiu acordar antes da hora. Eram 6h45, o dia estava a nascer e ainda era muito cedo para pegar na estrada em direcção ao Porto.
Antes de voltar para a cama, fui buscar a máquina fotográfica para registar esta imagem e não ficar com a ideia que foi um sonho qualquer...

Photobucket - Video and Image Hosting

Missão cumprida. Ainda deu para mais duas horinhas de sono... :-)